Esse post é uma continuação do post Ogum na Umbanda – Suas Falanges, estudo baseado nas publicações do Administrador do antigo e extinto grupo Jaci-Jeterê (Facebook).
Alguns deste são vistos mais no Vodu e não na Umbanda, porém a força deles é compreendida quando se detêm por um instante para analisar seus fatores e atuações.
Lembrando que o Vodu é uma religião caribenha (haitiana) que também bebeu da mesma fonte da Umbanda, a mistura de cultos indígenas, africanos e europeus.
Ogum Balendjo
Ogum (Ogou) Balendjo é um Loa da Família de Ogum, Nação Nagô do Vodu. Ele é um grande curandeiro e protege as crianças de muitos perigos, inclusive do envenenamento.
Ele é sincretizado com o poderoso São Carlos Borromeu.
O sincretismo no Vodu é uma forma de simbolismo e não de culto. Os Loas não foram substituídos pelos santos. Um santo pode servir para um ou mais Loas, trazendo a confusão aos não familiarizados com o Vodu.
Ogum da Lua
Ogum da Lua, milita na Sexta Linha (Ogum) da Umbanda tradicional. Ele trabalha nos mistérios de Ogum Beira Mar e Ogum Sete Ondas, junto com outros Oguns marinhos na linda seara de Iemanjá.
Diz a tradição dos velhos umbandistas, que a sua vibração é mais sentida na Lua Cheia, sobretudo na beira do mar, onde ele recebe suas oferendas mais simples: flores brancas e velas brancas, azuis e vermelhas.
Pouco conhecido, mas muito presente, ele nos ajuda a equilibrar as energias e direcioná-las para o alto: o Reino de Luz de Oxalá.
É durante a Lua Cheia que os médiuns, treinados na lida da velha e xamânica Umbanda tradicional, reabasteciam seus fluídos vitais, tão importantes e necessários ao ministério mediúnico. Banhos, defumações, amacis e elixires (como o fantástico Xarope de Agrião) eram usados durante este período.
Infelizmente, estes sábios ensinamentos andam adormecidos e vemos, com pesar, como a mediunidade pode ir se “apagando” quando não merece o devido calibramento.
Ogum Sete Estrelas
Ogum Sete Estrelas milita na Sexta Linha (Ogum) da Umbanda tradicional. Ele trabalha muito perto de Ogum Matinata, seja nos campos verdes e férteis ou na imensidão do céu azul. Existe também um Ogum Sete Estrelas do Mar, que vibra ao lado dos Oguns marinhos na Calunga Grande.
Ogum Badagris
Ogum (Ogou) Badagris é a deidade vodu da luta e da guerra. Na rua, no escritório, no templo ou no campo de batalha, quando a luta é luta, Ogum é Ogum… Tudo junto e misturado.
Suas oferendas principais são um bom e forte charuto, rum ou whisky e mangas doces e maduras.
Ogum Megê da Calunga
Ogum Megê da Calunga milita na Sexta Linha (Ogum) da Umbanda tradicional. Ele trabalha na Falange de Ogum Megê e tem como grande parceiro Ogum das Almas no Campo Santo e arredores.
Ele é um compadre junto de Seu João Caveira e Dona Rosa Caveira, personagens principais da Linha dos Caveiras, e de Omulu nos mistérios da Kimbanda/Quimbanda.
Omulu nestas duas tradições difere em qualidade e identidade do nosso conhecido Orixá Omulu.
Ogum das Almas
Ogum das Almas milita na Sexta Linha (Ogum) da Umbanda tradicional. Cruza com as falanges de Ogum Malei e de Ogum Megê. Ele é um dos vigilantes na ronda das almas.
Ogum da Pedreira
Ogum da Pedreira (as vezes chamado de Ogum Guarda da Pedreira) cruza com a Quinta Linha (Xangô) da Umbanda tradicional e se relaciona bem de perto com Ogum Rompe-Mato e Ogum Naruê.
Recebe suas oferendas ao lado da pedreira, dentro dela e numa mata próxima a ela. Suas velas são nas cores vermelha e verde.
Ele é um executor da justiça e um protetor dos justiceiros.
Ogum Batala
Ogum Batala (em kreyol é Ogou Batala) é o Ogum curandeiro na tradição do Vodu. Ele é o padroeiro dos médicos e de todos os que exercem a cura como profissão ou vocação. Quando ele baixa no Hounfo (terreiro) ele cura seus devotos com a imposição das mãos, um forte abraço ou mesmo com a sua magnífica presença.
Ele é sincretizado com São Martinho, que vemos na imagem.
Ouça o Papo na Encruza #46 – Linha de Demanda | Ogum e São Jorge