Quando falamos que a Quimbanda é o ofício do mal, muitos se chocam e já colocam uma proteção dizendo: “Eu hein, Deus me livre, eu sou bom, sou evoluído e não quero regredir!”.

Pois bem, a questão do mal é algo bem complexo de se definir, até mesmo porque não existe uma definição EXATA disto, o mal é subjetivo e variável e tomou diversas formas nas mais diversas civilizações, culturas e até mesmo nas individualizações.

Hoje o que julgamos mal, não era no passado! Hoje o que julgamos bem (individual) pode não ser coletivamente. Hoje o que definimos como bondade ou atitudes boas, pode ser ruim para o próximo.

Definir o mal é tentar definir a si mesmo e isso é algo muito complexo, pois esbarramos no ego, na vaidade e na visão distorcida que temos de nós mesmos.

Fomos educados para não sermos felizes, não aceitarmos tudo e entender que o fracasso e o sofrimento fazem parte da vida. Concordo, no que tange a ser parte da vida, mas também o é seu oposto, é tudo uma questão de visão.

Quando me submeto a alguém esperando que minha “bondade” seja reconhecida, na verdade estamos sendo mansos, mas seria ser manso algo bom? Para quem quer te dominar, com certeza é!

Temos que separar dois conceitos: O Mal Moral e o Mal Natural.

O Mal Natural é a atividade contrária ao meu bem-estar e que dói em mim, mas que não tenho controle e é provocado pela natureza e pela vida. O Mal Moral seria aquele que passa por um crivo de pensamento e raciocínio, nascendo da alma humana.

Para o filósofo Thomas Hobbes, o “Homem é mau, ele nasce mau, ele não sabe viver em sociedade e precisa de um estado autoritário, que dite as regras, as normas de convivência”.

Vejam, que aqui há a força de dizer que sua vida deve ser comanda pelo outro, pois você nasce mau, logo você não é capaz de conduzir a sua vida, em outras palavras, sua liberdade lhe é tomada completamente.

Aqui não estamos enquadrando crimes hediondos, até porque isso não é só maldade, é perversão, procura de controle e autoritarismo. O mesmo que encontramos em um estado controlando as liberdades do indivíduo, segundo Hobbes.

Já Nietzsche, o homem que sepultou Deus, o conceito de bom e mau na esfera moral não faz sentido algum, visto que nada em sua essência é bom ou mau. Isso é compartilhado por Carl Jung em sua Psicologia Analítica, onde define-se que o ser humano em sua psique é composto por luz e sombra, sendo que a sombra é o depósito de tudo aquilo que não aceitamos como parte de nós mesmos, em outras palavras, nós temos isso em nós mesmos e não aceitamos quem somos, pois os outros definem o que somos pelo seu olhar.

Quando partimos do processo religioso desde épocas imemoriais, vemos que a maioria dos deuses das antigas nações e povos eram duais. De certa forma, dentro de si mesmos encontramos o monismo, que é o fundamento em que a realidade do deus é de um princípio único, uno, ou seja, ele possui tanto os aspectos “bons”, quanto “maus” dentro de si. Unindo seus opostos em complementaridade e oposição contínua, mantendo o balanço do universo, assim como nos mostra a teoria do Yin e Yang no Tao.

Os deuses gregos, dos deuses egípcios, os deuses celtas, os deuses canaanitas, TODOS possuíam em si ambos os princípios e que poderiam variar conforme a necessidade ou situação.

Veja Zeus, visto como um grande libertador de seus irmãos que estavam aprisionados nas entranhas de Cronos. Ao depor o pai, uma atitude extremamente violenta (crime de parricídio), ele se coloca como aquele que irá liderar o mundo, enviando todos os Titãs (deuses da geração anterior, dentre os quais Cronos era seu líder) para o Tártaro, ou seja, a profundeza, o abismo profundo.

Contudo, quando Prometeu entrega o conhecimento do fogo ao ser humano, o mesmo Zeus determina um castigo e o pune, pois os humanos estavam agora iluminados, esclarecidos e sairiam das suas trevas. Curiosamente o DEUS da libertação, também se torna o DEUS do cárcere e da ignorância. Libertar os deuses (seus iguais) era permitido, mas libertar os humanos (inferiores, supostamente) era proibido.

Na visão de Prometeu o castigo que Zeus o impinge é CRUEL E MAU! Na visão de Zeus é JUSTO! E na visão do humano? Pense!

Mas essas atitudes só eram compreendidas pelos povos helênicos, pois eles tinham o entendimento que os deuses possuíam ambos os princípios em uma unidade, o monismo do qual falamos.

Isso começa a mudar com o Zoroastrismo, religião fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zoroastro ou Zaratustra. Essa é uma fé baseada no dualismo, onde tínhamos dois princípios distintos do BEM e do MAL expressos em divindades diferentes, sendo que Ormuz era o deus bom e Arimã seria o deus mau.

Quando temos duas divindades distintas é fácil compreender a oposição, isso visto claramente na natureza, contudo o Deus que perdurou não foram os deuses da Pérsia (apesar de também o serem), mas o deus Canaanita conhecido por nós como Jeová (Iavé, Javé, Jeová, YHVH).

Iavé, que é como prefiro me referir ao deus canaanita, é um dos muitos deuses das regiões da Mesopotâmia que acabou sendo eleito pelo povo hebreu como o Deus de culto, que muito tempo depois, após o exílio babilônico se tornaria o deus único para o povo Judeu.

Iavé não era um deus exclusivo, sendo encontrado relatos sobre ele como mais um dos que compunham os panteões canaanitas, tendo até relatos de ter uma consorte na figura de Astarte ou Aserá.

Em sua origem o deus Iavé tinha as mesmas características de todos os deuses, tanto seu lado “bom”, quanto seu lado “mal”, contudo isso criava algumas situações complexas e por meio da influência zoroastrista há uma separação desses conceitos, sendo exteriorizado para uma figura diferente a sua parte má, ou seja, o Diabo.

Mas, a própria cultura judaico-cristã afirma que Deus é bom (mais cristã na verdade), porém também afirma que ele é onipotente e onisciente.

Dentro da contextualização teológica Deus (Iavé) então é um ser que TUDO PODE e que criou tudo. Desta forma o mal também é sua criação, mas como ele poderia criar algo que ele mesmo não possui? Quando – após o exílio da Babilônia – há a necessidade de retirar a parte maligna de Deus, cria-se uma figura de oposição, mas isso só vai ganhar grande importância de fato no futuro com o cristianismo.

Porém, a própria cultura judaico cristã é monoteísta, o que não acontecia no Zoroastrismo e outras religiões anteriores, que eram politeístas. O Zoroastrismo era politeísta e dualista, as religiões antigas eram politeístas e monistas.

Dualismo é quando temos dois princípios separados, ou seja, bem e mal. Para o politeísmo ser dualista é possível, pois teríamos um deus bom e um deus mal, mas ainda assim dois deuses de poderes semelhantes.

Entretanto esse é um problema grande para a teologia judaico-cristã, que afirma que Deus é único e desta forma temos o monoteísmo. Mas se ele é único, de onde principia o mal se não dele mesmo? Novamente a teologia judaico-cristã não consegue nos dizer sobre isso e como afirma Jeffrey B. Russel cria-se um semidualismo, colocando a figura de Satã/Diabo como o opositor e dono de todo mal, porém ainda assim inferior a Deus (o princípio da bondade).

Alguns dizem que o mal é a ausência do bem, porém estamos com outro problema teológico, afinal se Deus é Onipresente, ele está em todo lugar, então não há um afastamento desse princípio que poderia ser bom, mesmo que seja no Sheol, Abismo ou Inferno.

Então podemos entender que há uma dificuldade em compreender a crença judaico-cristã e os padrões impostos devido a erros ou divergências teológicas que forçam certas coisas a se encaixarem onde não se encaixam.

O Mal em si é um princípio natural e todos nós praticamos o mal, mesmo quando dizemos que somos extremamente bons. Isso se dá pela natureza dualista do próprio ser humano. O que é bondade para mim é maldade para outros, isso se dá também pela cultura. Veja, que atrocidades como escravidão, cruzadas, mortes na fogueira, perseguições e afins, sempre se deram pela defesa do BEM e da RELIGIÃO (claro que com viés político, porque religião é política também).

Para o escravizador, seu Deus lhe permitia fazer isso e dominar o mundo. Para o escravizado isso era absurdo e uma atrocidade sem tamanho. Entendem a dificuldade em se taxar algo categoricamente?

Esse pensamento pode se expandir para aquele emprego que queremos, mas que outra pessoa melhor qualificada poderia ocupar. Para a doença que alguém tem e não quer se curar, e a ida de seus familiares em busca de cura, contra sua vontade. A mãe que reza para o filho não sair de casa, contra sua vontade etc.

Então o Mal é aquilo que “me machuca”. Aquilo que me dói, aquilo que é contrário as minhas ideias e convicções. Mas, vamos concordar aqui, que isso é bem pessoal, ou seja, subjetivo. Cada um sabe o que é melhor para si e isso pode causar mal a outro.

Então, não veja tudo com radicalismos, não dá para polarizar. Quando falamos de bem e mal, estamos falando de conceitos muito amplos, de entendimentos muito profundos, que não dá para ser generalizado e simplificado.

A QUIMBANDA COMO OFÍCIO DO MAL

A Quimbanda é um sistema de oposição, de resistência, desta forma é vista como maligna. Isso foi assumido pelos próprios Kimbandas¹, absorvendo as próprias sombras que outros projetam em nós, para que assim isso perca a força.

A atuação da Quimbanda se dá dentro do campo do Diabo, dentro do dono da matéria, dentro daquele que domina os quatro elementos e faz tudo existir.

A Quimbanda é um culto de feitiçaria com propósitos individuais, pessoais e focados no ego. Acredita-se que podemos ter tudo o que queremos e que acima de tudo merecemos isso. Desvincula-se o preconceito e a culpa cristã (que não deveria estar nem na Umbanda, mas foi incorporado posteriormente pelo movimento Espírita brasileiro com seu “espiritolicismo²”).

Quando procuramos a Quimbanda compreendemos que o Eu é muito importante, uma forma de estabilizar as suas raízes, para que o progresso espiritual seja atingido, para o aprendizado, para a satisfação da matéria, para a satisfação espiritual, entre outros. Dentro do contexto quimbandista, não há como dizer que o mundo material é uma passagem de sofrimento, pois tudo nos está à disposição, por ser o reino de Maioral.

Muitos procuram a Quimbanda para resolver problemas que lhes afligem, seja de doenças, caminhos, relacionamentos, sentimentos perturbados, doenças espirituais e muito mais. Esse tipo de procura se dá num entendimento de que o sofrimento está acontecendo agora e deve ser resolvido.

Lá, o que será feito, pode ser visto como algo maligno por alguém fora do culto. Na verdade, é maligno pela definição de ser o oposto do que se julga bom e belo pelos demais. Então, em uma situação de desemprego, a pessoa pode procurar a Quimbanda para conseguir seu emprego, mas a outra pessoa que perdeu a vaga para você pode lhe achar maligno. TUDO É RELATIVO.

A questão é que o sistema maniqueísta que domina o pensamento da sociedade hodierna é um vírus que se alastrou muito rápido e que se enraizou como um tumor em nossas almas e mentes. Desta forma, é muito difícil fazer enxergar que nem tudo deve ser analisado dentro dos preconceitos e da forma castrativa em que fomos criados.

A liberdade é o mote principal da Quimbanda, assim como era da Umbanda antes desta ser cooptada pelo pensamento e culpa cristã³. Cria-se um rebanho para ser abatido, enquanto o pastor se alimenta deste rebanho.

Na Quimbanda não temos essa ilusão, nós sabemos que TODOS somos lobos… e os lobos caçam!


¹ Kimbanda é um sinônimo de Quimbandeiro. Esse termo é o preferido pela nossa família.

² Percebemos que o movimento espírita diverge da origem do espiritismo em sua base fundadora francesa, que ainda tinha muito do entendimento cristão, mas que pregava o estudo e o discernimento pela razão. O Espiritismo Brasileiro se torna um catolicismo com crença em reencarnação, desta forma conceitos deturpados com o de Karma acabam associando-se a Lei de Causa e Efeito, criando algo diferente do Espiritismo de Kardec. Por isso, poderíamos usar o neologismo Kardecismo para designar esse espiritismo diferente, além de dizer que seus integrantes são mais espiritólicos (espírita + católicos).

³ Quando falamos de culpa cristã ou usamos o termo cristianismo, não estamos nos referindo ao conhecimento e práticas da população simples, mas sim ao entendimento do cristianismo defendido pelas instituições como as Igrejas e seus conglomerados, ordens e afins. Estamos falando das grandes ordens que mandam por detrás do poder religioso.

Recomendação de Leitura: O Diabo as Percepções do Mal da Antiguidade ao Cristianismo Primitivo, Jeffrey Burton Russel.

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