Segundo muitos pesquisadores, a pemba foi trazida pelos bantos, que já a faziam para seus ritos religiosos na África. Esta teoria é reforçada segundo o dicionário de termos afro-brasileiros de Nei Lopes, pelo fato de que a palavra pemba significa cal em kimbundo, e mpemba é o termo para giz em kikongo. A pemba legítima é importada da África.

Efun mineral: é um pó retirado de calcário, que são encontrados na natureza em várias cores, também chamada de tabatinga. É utilizado na feitura de santo que serve para pintar o corpo do neófito, chamada de efum fum (pó branco).

O que torna essas pembas vindas da África tão especiais é o fato de que os artesãos entoam cânticos religiosos para consagrá-las enquanto realizam todas as etapas de sua produção: o minério extraído das jazidas de cal é pulverizado, misturado com corantes e cola, modelado e embrulhado em folhas de bananeira, depois de seco.

Efun (barro branco encontrado no fundo dos rios); foi o primeiro condimento utilizado antes da introdução do Sal. Muito usado em Ebos elaborados para aos Orixas Funfum. O efun simboliza o Dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco é utilizado com o objetivo de expandir, vitalizar, iluminar, clarear, despertar, avivar.

Já o Efun molhado com água pura ou com o soro do Igbin é utilizado para acalmar, tranqüilizar, adormecer, suavizar, abrandar, repousar, proteger. Por isso que a cabeça do Yawo em reclusão deve permanecer coberta de pó de Efun o Dia, e durante a noite coberta com Waji e pequenas marcas de Efun.
Efun vegetal: é um pó retirado de frutos tipo: obi, orobo, aridan, pichurin, nós-moscada e folhas sagradas.

A mistura do efun mineral e o efum vegetal recebe o nome de Atin e dentro de algumas tradições ele só deve ser preparada pela iyaefun ou iyalorixa.ou sacerdote do culto.

Efun animal: é um pó retirado de ossos e cartilagens dos animais utilizados em sacrifícios aos orixás. Nas tradições africanas, esta extração deve ser feita pelo axogun ou babalorixá, entrando na preparação de assentamento de orixá.

O pó de pemba é muito eficaz enquanto prática magística, pois raramente deixa sinais de seu uso, o que é conveniente, especialmente quando o encantamento se destina a pessoas que não devem ter conhecimento de seu uso.

A pemba ralada é usada como um dos ingredientes que compõem muitos Afoshés ou pós mágicos, embora existam pós feitos sem pemba, podendo esta ser substituída por barro de rio ou outro tipo de terra, misturado com ervas, sementes, partes de animais e outros ingredientes, com variações decorrentes da influência dos valores culturais dos diversos povos que formaram as tradições religiosas e mágicas brasileiras.

Em decorrência de sua origem, esses pós também são chamados “pembas”, mesmo quando não são feitos com o giz pulverizado, legitimamente africanos.


AFOSHÉ DE PEMBA AMARELA PARA ATRAIR DINHEIRO E SORTE NOS NEGÓCIOS

Material:

  • 1 cabaça pequena cortada na ponta;
  • 1 Punhado de Dandá da costa;
  • 1 Punhado de Noz-moscada;
  • 1 colher de Cravo
  • 1 Fava de Oxum
  • 1 Punhado de folhas de dinheiro em penca;
  • 1 Punhado de folha de louro
  • 1 Pemba consagrada ou cruzada na força de Oxum.

Modo de Fazer:
Rale e soque todos os ingredientes dentro de seu Pilão e coloque-os dentro da cabaça. Passe esse pó nas mãos e nos pés, pedindo fortuna, ou polvilhe seu local de trabalho a cada 7 dias. Mantendo a cabaça que guarda este afoshé sempre num lugar bem iluminado.


AFOSHÉ DE PEMBA PRETA PARA CORTES DE ENERGIAS NEGATIVAS E DESCARREGO DE AMBIENTES

Material:

  • 1 parte de Cinzas de carvão vegetal
  • 1 parte de Dandâ da Costa ralado
  • 1 parte de Lelecum em pó
  • 1 colher rasa de Pó de Raspa de Chifre
  • 1 colher rasa de Pimenta da costa
  • 1 punhado de Raiz de Corredeira ( se não encontrar a raiz pode substituir com as folhas de Corredeira)
  • 1 Pemba Preta consagrada a Exu

Modo de Fazer:
Rale e soque todos os ingredientes dentro de seu Pilão e coloque-os dentro de um vidro, use este afoshé em ambientes e objetos, nunca em pessoas. Em casos de extrema necessidade sopre nos pés da pessoa a ser descarregada somente.

Textos extraídos da página Afoshés e Pós de Encantamentos, por Alexandre Yamazaki.

 

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