Exu é um termo muito usado para designar espíritos que na Umbanda chamamos de Esquerda, mas essa nomenclatura não faz sentido quando falamos de Quimbanda.
Dentro do entendimento da Umbanda, todos os espíritos que atuam de uma forma mais “altruísta” seriam espíritos de direita e os espíritos que atuam de forma mais “egoísta” seriam os espíritos da esquerda.
Se formos analisar dentro de um diagrama bem conhecido no meio ocultista que é a Árvore da Vida (Cabala) podemos compreender que esse entendimento parte de lá. Primeiramente que a Árvore da Vida tem três pilares, sendo o pilar da esquerda conhecido como o Pilar da Severidade, o pilar da direita conhecido como o Pilar da Misericórdia e o pilar central sendo o Pilar do Equilíbrio.
A Umbanda, supostamente procura esse equilíbrio, mas sabemos que nunca o atinge, pois ou trabalham demasiadamente em um pilar ou no outro. De fato, no mundo material, nunca conseguiremos um equilíbrio, mas devemos persegui-lo de certa forma.
Porém, cada pilar é um microcosmo em si mesmo, então podemos encontrar a mesma estrutura desdobrada dentro de cada um dos pilares, como se um pilar contivesse seus próprios três pilares. Porém, isso não é o escopo desse artigo.
Na Quimbanda trabalhamos apenas com Exus e Pombagiras, mesmo que eles se manifestem com roupagens de Caboclos ou Pretos-Velhos (Quimbandeiros), ainda são Exus e Pombagiras. A Quimbanda é a casa de Exu, é seu Reinado, é seu Domínio!
Espíritos como Tranca-Ruas, Tiriri, Marabô, Mulambo, Maria Padilha, João Caveira, são vistos aos montes dentro da Umbanda, contudo espíritos menos conhecidos como 7 Facadas, Exu Mau-Olhado, Exu Destranca-Tudo, Exu 7 Caldeiras do Inferno, etc., não se vê muito dentro da Umbanda (para não dizer que não se vê totalmente).
Por que isso? Existem diferenças entre Exu de Quimbanda e de Umbanda?
OS EXUS NA UMBANDA
Na Umbanda temos um entendimento que o Exu é um convidado e deverá sempre estar subordinado aos mandos de Caboclo e Preto-Velho, que são os donos da casa. Mesmo outras entidades como Baianos, são considerados Pretos-Velho; assim como Boiadeiros e Marinheiros são considerados Caboclos.
Desta forma, Exu na Umbanda não tem primazia ou chefia e deve respeitar as regras da casa e todas as diretrizes, senso um tanto quanto cerceado em suas atribuições.
Entendemos que os espíritos que se apresentam como Exu, emprestam esse nome do Orixá Exu, mas pouco tem a ver de fato com essa estrutura espiritual, estando mais ligado ao entendimento de ser um Nganga, um espírito divinizado ancestral.
Para saber mais sobre isso, faça nosso curso Exu: O Caminho da Esquerda.
Mas a pergunta fica: Exu de Umbanda é diferente de Exu de Quimbanda? De fato é, pois na Umbanda, nós chamamos de Exu, mas para Quimbanda ele nem exu é.
O EXU NA QUIMBANDA
Para a Quimbanda o espírito que chamamos de Exu só se torna de fato Exu quando ele passa pelo processo iniciático, pelo processo de batismo na Quimbanda, junto a seu tutelado. Então, enquanto na Umbanda, apesar de ser chamado de Exu, ele é um Exu em potencial, um Exu Trainee (como a brincadeira que eu sempre faço).
Claro, que dentro da Umbanda existem também os rituais de Exu Pagão, Exu Batizado e Exu Coroado. Isso é uma estrutura da Umbanda, mas para a Quimbanda ela de nada vale, pois para ser um Exu, dentro do entendimento de Quimbanda ele tem que ser feito e batizado na Quimbanda.
Posteriormente, após a iniciação, podem outros Exus que nem se aproximavam do médium na Umbanda, começar a chegar para compor sua família espiritual, sua banda.
E quando realmente um Exu recebe a outorga do batismo na Quimbanda ele ganha liberdade, ele está em casa, ele manda, ele é rei!
Então os trabalhos mudam, sua energia muda, sua postura muda. É como se ele estivesse acorrentado e de repente as correntes se rompessem e agora ele é livre, mas também é o responsável pelo que ocorrer daí para a frente.
Por essa liberdade que não existe na Umbanda é que alguns exus preferem só trabalhar – visivelmente – na Quimbanda, porém isso não impede os espíritos de terem seus acordos no plano astral e por lá eles atuarem nas sombras.
Então, o Exu de Quimbanda de fato é diferente do Exu de Umbanda, mesmo que o Exu se apresentasse na Umbanda antes e virasse para Quimbanda depois, ele é diferente, se torna diferente, recebe mais mistérios, recebe mais axé, recebe a sua faca e com isso a liberdade.
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